FRANQUIAS DE MOLDURAS ATRAI NOVOS EMPREENDEDORES


Segmento, em alta, deve dobrar número de franqueados em dois anos

Por: Henrique Moraes 02/12/2012
Com a crescente oferta de novos empreendimentos imobiliários e o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, há um tipo de negócio que está cada vez mais em alta: a venda de molduras. Não existem dados específicos do setor, mas duas grandes franquias do segmento preveem dobrar o número de franqueados em dois anos. 
A rede de franquias Moldura Minuto nasceu em 1999 com apenas uma loja própria, em São Paulo, e hoje conta com 64 franquias e seis próprias. Segundo o fundador do marca, Antônio Carlos Viegas Filho, de 42 anos, a meta é crescer 35% somente no ano que vem. 
“Vamos inaugurar até o fim deste ano três lojas e mais 25 em 2013. Já para 2014, queremos chegar a um total de 120 lojas em todo o Brasil. Estudos nossos mostram que a taxa de retorno do cliente à loja, após conhecer a marca, é de 85%. Isso se dá através da excelência no atendimento e na execução do serviço que exigimos de nossos franqueados. Dessa forma, estamos sempre superando as expectativas dos clientes mais exigentes”, explica. 
Viegas Filho conta que o boom da construção civil e do mercado imobiliário aqueceu o setor.
“Antigamente a maioria dos nossos clientes era das classes A e B. Hoje, a C também está tendo condições financeiras de arcar com gastos além dos essenciais”, analisa o gestor da Moldura Minuto. 
O mercado de molduras não está forte somente no segmento de franquias. Quem tem a sua própria marca também está crescendo no setor. É o caso de Paulo Hosken, de 62 anos, que montou a Art & Frames, em Icaraí, em 1995 e há um ano abriu uma filial em Itaipu. A sua motivação em montar a loja de molduras surgiu de uma viagem que fez aos Estados Unidos. 
“Como minha mulher é artista plástica, a levei a uma feira de molduras nos EUA. Daí veio a minha motivação. Vi muitas coisas novas que não existiam no Brasil. Percebi que havia um potencial de mercado muito grande a ser explorado. Acabei deixando para trás a firma de equipamentos científicos de área de biomedicina que tinha, para abrir uma loja de molduras com minha mulher. O fato dela atuar nas artes plásticas ajudou muito no início. Contudo, quem realmente toca o negócio comigo é a nossa filha Flávia, que seguiu os passos da mãe e se formou em artes plásticas”, relembra.
Atrativo – Flávia Hosken, de 38, conta que o fato da Art & Frames manter anexo uma galeria de artes atrai um maior número de clientes. 
“Com a galeria, passamos a ter contato com muitos artistas plásticos, designer de interiores e arquitetos. O que tem total relação com as molduras de quadros. Na verdade, um acaba ajudando o outro. E como também prestamos serviços de restauração de quadros e gravuras, conseguimos uma gama de clientes muito maior”, destaca Flávia.
Há um ano, a Art & Frames montou uma filial em Itaipu.
“Montamos também na nova loja uma galeria de artes. Inclusive, como o espaço em Itaipu é mais amplo, a maior parte do acervo de quadros está sendo levada para lá. Queremos adotar o mesmo sistema que deu certo em Icaraí”, revela Flávia Hosken.
Segundo Flávia, a Art & Frames vende muito também quadros para condomínios e escritórios de empresas. 
“A venda corporativa tem crescido muito nos últimos anos. Hoje há uma preocupação das empresas em decorar seu ambiente de trabalho para torná-lo mais agradável", analisa Flávia. 
Franquia: respaldo e know how
A primeira vantagem é a marca ser conhecida no mercado e ter boa reputação. O fato de o franqueador dispor também de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e serviços já tenham sido testados no mercado.
A excelência no atendimento é crucial para o desenvolvimento da clientela. Prestamos consultoria para o trabalho do cliente indicando qual a montagem, material e moldura mais indicada para o uso que ele quer dar à obra. E não simplesmente emolduramos com a moldura que o cliente escolhe.
Serviço rápido
Segundo o gestor da rede Moldura Minuto, o sucesso do negócio está no conceito de emolduramento rápido. 
“Realizamos o serviço em apenas uma hora. Este foco foi extremamente importante tornando a Moldura Minuto referência no segmento. Após alguns anos, fazer molduras de forma eficiente em apenas uma hora já não era entendido como diferencial, mas sim obrigação”, relata Antônio Carlos Viegas Filho. O empresário lembra que inicialmente não tinha a pretensão de tornar a marca uma franquia.
“Eu já tinha uma loja de molduras quando trouxe o conceito do serviço de moldura em uma hora de Portugal. Poucos meses depois de adotá-lo, um cliente do Rio de Janeiro quis levar a ideia para lá e acabei apressando o processo da franquia que só pensava mais para o futuro”, conta Viegas.
O fundador da marca comenta que o foco da Moldura Minuto é o varejo e não o serviço. 
"Não focamos a prestação de serviço. Não queremos que a pessoa entre na loja só quando precisa de uma moldura. Boa parte de nossos pontos são em shoppings ou ruas com bastante circulação de pedestres. Cerca de 40% das vendas são de compra por impulso. Temos a preocupação de tornar o visual da loja atraente. Inclusive, as oficinas ficam à vista do cliente”, ressalta. 
FONTE: O FLUMINENSE

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