CONHEÇA AS 10 FRANQUIAS MAIS CARAS PARA SE INVESTIR NO BRASIL

Accor lidera o ranking da ABF e é seguida pela rede de academias Pelé Club, que exige um investimento inicial de aproximadamente R$ 2 milhões
Por Eliane Quinalia 



Os empresários que desejam investir seu capital em grandes franquias já podem preparar o bolso: a ABF (Associação Brasileira de Franchising) acaba de divulgar uma lista com as dez companhias mais caras do País para se investir.
De acordo com ao levantamento, a rede Accor de hotéis segue como a primeira do ranking e exige um investimento total (taxa de franquia, capital para instalação e capital de giro) de, no mínimo, R$ 5.550 milhões. Em segundo lugar, no entanto, aparece a Pelé Club, com um investimento inicial bem inferior, de aproximadamente R$ 2 milhões.
“As grandes franquias são procuradas por grupos de investidores que geralmente optam por esse tipo de negócio para diversificar o seu ramo de atuação”, informa o diretor da Vecchi Ancona e consultor de franchising, Paulo Ancona Lopez.
Segundo ele, o investidor deste tipo de franquia costuma ter, no máximo, três investimentos deste porte em razão do alto custo envolvido em cada operação. “Esse tipo de franquia não é para o franqueado que deseja fazer do negócio sua principal fonte de renda ou que tenha um perfil operacional. Ele é indicado para o executivo, o investidor, aquele que possui experiência no gerenciamento de equipes e que sabe lidar com outras franquias”, diz Lopez.
A mais popularA apuração da ABF trouxe ainda outras marcas conhecidas e de alto custo para o investidor. O McDonald’s, por exemplo, é uma delas. A marca que chegou ao Brasil no ano de 1979 e começou no segmento de franchising em 1987, hoje ocupa a terceira colocação no ranking da associação, exigindo um investimento inicial de R$ 1.280 milhões.
Vale lembrar, no entanto, que apesar da sua popularidade, a rede em questão não está mais aberta a novos investidores. Ao que parece, apenas os 62 franqueados que já têm o McDonald’s como franquia é que podem abrir novas unidades.
Tiveram ainda destaque na apuração da ABF, o Steak House (4ª) e o KFC (5ª), cujo investimento mínimo para abertura de uma franquia gira em torno de R$1.270 milhões para a primeira e de R$ 975 mil para a segunda.
TOP 10: as marcas mais caras do País
RankingMarcaSegmentoInvestimento*
1Accor HospitalityHotelaria e Turismo5 a 13 milhões
2Pelé ClubBeleza, Saúde e Produtos Naturais1,9 a 3,2 milhões
3McDonald'sAlimentação1,3 a 2,6 milhões
4Capital Steak HouseAlimentação1,3 a 2,3 milhões
5KFCAlimentação975 k a 1,9 milhões
6Eco HouseAlimentação960 k a 1,3 milhões
7Memorial SaúdeBeleza, Saúde e Produtos Naturais950 k
8RagazzoAlimentação905 mil a 1,7 milhões
9Instituto L´oréal ProfessionnelEducação e Treinamento900 mil a 1,4 milhões
10Habib'sAlimentação900 mil a 1,6 milhões

* A coluna investimento é o resultado da soma da taxa de franquia, do capital para instalação e do capital de giro    

Fonte: PEGN, 2012

Comentários

Gilberto Almeida disse…
O melhor indicador para comprar uma Franquia acho que deve ser a afinidade e experiência, franquias caras não significa sucesso. Abs
Erica Andrade disse…
Olá Gilberto! Você tem toda razão! O sucesso não é associado com franquias caras ou baratas. Nem tivemos a intenção de dar esta conotação, mas expor as "curiosas" franquias mais caras do Brasil.
Acredito nos 3 pilares de sucesso, que servem para qualquer tipo ou tamanho de negócio - que são: Marca, ponto e gestão do franqueado.

Grande abraço e muito obrigada!

Erica Andrade

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